.
.
.
.
.
.
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisar Neste blog

quinta-feira, 18 de junho de 2015

CARTA ABERTA A TODOS QUE TEM FÉ

Olá irmãos

Que a paz de Oxalá esteja com todos

CARTA ABERTA A TODOS HOMENS QUE TEM FÉ


Eu Amo os Orixás, Eu Amo os Guias Espirituais, Guias que nos ensinam a respeitar a tudo e a todos desde a pequena formiga ao grande elefante, a folha miúda até a grande palmeira, MINHA FÉ ENSINA RESPEITO.
Minha Fé não precisa de Terno, somente um Roupa simples branca como as nuvens mais puras do céu podem ser, Minha fé não exigi sapatos finos, os pés descalços me lembram a pureza e simplicidade que só a terra pode me ofertar.
Minha Fé não precisa de Templos grandiosos, Nosso Templo é o maior do Mundo ele se chama “ NATUREZA”, a Minha fé também não precisa de Soldados, gladiadores ou guardiões, minha fé mora em mim e o maior guardião dela são os meus atos, Sim também temos os nossos GUARDIÕES ESPIRITUAIS e sabem guardar muito bem viu.
Minha fé não precisa de livros, pois o verdadeiro ensinamento brota de nosso coração, não precisamos de escrituras, são nossos sentimentos que perpetuam pela eternidade. Mas Respeito a todos que não são da minha fé também.


Respeito aquele que nunca conseguiu se arrepiar com um silvo do Caboclo ou do brado de um Boiadeiro, Respeito também aquele coitado que nunca teve Oportunidade de sentar na frente de um preto-velho e aprender um tiquinho de sabedoria, também respeito aquele que nunca teve um abraço sincero e amoroso de um Erê ou até mesmo aquele que nunca riu com um Baiano. Ah eu também respeito com aquele que nunca foi abençoado por um marinheiro ou a oportunidade de ser engrandecido por um Cigano, e respeito aqueles que nunca se cobriram com a Capa de Exu ou ganhou uma rosa de uma Pomba-gira.

Somos Seres Humanos, estamos no mesmo planeta no mesmo momento, façamos desta nossa breve jornada Respeitosa e melhor Possível.

Pai Léo das Pedreiras, Dirigente de Um modesta mais amado Templo de Umbanda uma das moradas de Deus



Que Oxalá nos abençoe sempre


Saravá .'. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de junho de 2015

QUEM É IANSÃ?

Olá irmãos

 Que a paz de Oxalá esteja com todos

Saiba Tudo Sobre Iansã:

QUEM É IANSÃ?


IANSÃ também chamada de Oyá, na verdade Seu Nome verdadeiro é Oyá,Iansã é seu apelido carinhoso, apelido que ganhou pois é conhecida como a “Mãe dos Nove Filhos”. Iansã é a Mulher Guerreira, Deusa dos Ventos, Conta uma de suas Lendas que as mulheres mendigavam quando viúvas, porém Oyá-Iansã resolveu quebrar este Tabu, vendia o Acará, bolinho de feijão fradinho frito no Dendê depois chamado de Acarajé, Acarajé este que também deu a Independência as Mulheres Negras na Bahia nos dias atuais. Iansã é aquela que Briga com o conformismo, não aceita situação parada, está sempre tentando se reformular e progredir ora consegue, ora Não. Mas Iansã Não se abate, Dura e firme como a pele do Bufalo seu animal consagrado e ao mesmo tempo Leve e graciosa como o Voar de uma Borboleta Assim é Iansã.


Sua Cor é o Laranja que é a cor em volta do sol, a cor da terra batida, das pinturas de guerra dos nativos africanos, mas aceita o vermelho e o amarelo também suas cores de combate, seu Metal é o Cobre e com ele Guerreia e protege a vida, ora defendendo a humanidade contra os vivos que querem prejudicar empunhando sua espada de cobre ora espantando os espíritos ruins com seu Iruquerê.
Filha de Nanã que tem seu Domínio também nas almas, a grande defensora contra as Temidas Feiticeiras, Dona do Dendê, fruto que de seu òleo limpa e banha seu corpo,p repara suas armas. Seu número é sempre o Nove, Nove Acarajés regados de mais dendê numa gamela é sua oferenda. Iansã também representa a Chuva, a semeadura dos campos a benção do cultivo da Terra,.

Iansã gosta de tudo sempre arrumado, é metódica e perfeccionista sofre com suas inconstâncias muda de humor assim como os ventos mudam de posição, ventos esses que são de seu Domínio, assim como o Fogo e os Raios dado por seu Esposo Xangô;
Iansã vive cercada de seus companheiros, Xangô seu Esposo, Ogum seu eterno Amor e Oxossi grande companheiro, Porém a nenhum deles Iansã se submete, Iansã é Insubmissa, Guerreira Nata, Festiva adora a Vida, celebra a Vida. Tem uma relação complicada com seu Pai Oxalá, porém gosta da companhia de Oxaguiã.

Dona da Cidade de Irá, Rainha nas Pedreiras onde vive com Xangô fazendo a dança do Fogo. A Umbanda a festeja dia 04 de Dezembro pois Santa Bárbara tem seu sincretismo, mas outras mulheres Guerreiras e mártires também tem suas ligações como Santa Marta, Santa Joanna Darc, Santa Ágata, Santa Alice entre Outras.



 Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de junho de 2015

IANSÃ

Olá irmãos

 Que a paz de Oxalá esteja com todos



Iansã e suas divergências na umbanda!

Os filhos e filhas de Iansã sofrem no decorrer de seus estudos muita divergência entre um entendimento e outro, talvez por Iansã não ser “palpável”, Enquanto Xangô é a Pedreira, iemanjá é o Mar, Oxossi é as matas, Iansã é a tempestade, ou o raio, ou o vento, ou a chuva, ou o fogo, ou o bambuzal enfim cada um entende Oyá-Iansã de alguma forma. Talvez isso até venha da inscostância energética de Iansã personificada na personalidade de seus filhos e filhas, já que “ Nada prende o vento, nada prende Iansã”



Isso Principalmente acontece na Umbanda, algumas casas devido a isso preferem esquecer e colocar de lado Iansã outras buscam firmar um conceito sobre este orixá de várias faces energéticas.



Um dos motivos PE que a Umbanda tenta sintetizar os Orixás, enquanto o Candomblé tem 310 orixás que se personificam em 16 principais a Umbanda teimou em firmar apenas 10, outras casas ainda em 7 isso cria conceitos e afirmações incoerentes. Dentro do Culto a Iansã, temos a Iansãs “vermelhas” que representam o fogo, a esposa de xangô e dentro disso estaria a Iansã que acompanha Oxossi e a dona do Vento da Forja de ogum e temos as Igbalés ou Iansãs “Brancas”. Dentro desta divisão já começa inúmeras dúvidas de seus filhos pois a Energia, Fundamentos, Oferendas são totalmentes diferentes. Enquanto as “vermelhas” são mais ativas e as “brancas” são mais passivas.



O problema maior nasce quando queremos sintetizar pois na Umbanda não “Existe”. Obá, Otim, Ewuá. E ai a Umbanda decide pegar filhos com as características deste orixá e falam “ Ah é uma Iansã”. Ora é um crime fazer isso, ainda mais fundamentar tal absurdo. Iansãs Verdes, Iansãs Velhas e Iansãs Mirabolantes se criam. Por Exemplo.

Uma Filha de Ewuá quem em 1980 adentrou uma casa e disseram ser filha de Iansã porém em suas Guia além do tradicional laranja na umbanda foi colocado o rosa. Esta filha tornou-se dirigente, todas Iansãs da suas filhas de Iansã incorporam o rosa como sua cor.



Infelizmente isso é Muito comum acontecer, mais facilmente com Iansã, mas não podemos esquecer de “Xangôs Vinhos” que hoje é visto até como roxo. “Oguns de verde” e assim por diante. A Cor nada tem a mudar porém o fundamento não pode ser perdido. Temos que combater a “Sintetização da Umbanda” Respeitar os diferentes porém não fazer do diferente o padrão, respeitar a pluralidade sem perder o enraizamento.



Orixá não tem crachá de setor, Obá é Obá na Umbanda, Candomblé, Kardecismo, Muçulmano e até na Igreja Evangélica, pois orixá vive em nossa cabeça e faz morada em nosso coração e não em casas de Axé.


 Que Oxalá nos abençoe sempre


 Saravá .'. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CAMINHO... "Sim, seu caminho é a Umbanda enquanto você valorizar a experiência espiritual com os Orixás, Guias e Mensageiros do Astral que se desdobram em muitas formas para te auxiliar. Seu caminho é e sempre será a Umbanda, enquanto você acender uma vela e sentir que ela fala contigo, enquanto você escutar o som do atabaque e seu corpo aquecer num compasso de vibrações e arrepios, enquanto você sentir o aroma das ervas transmutadas em fumaça ao contato com a brasa incandescente e for acometido da sensação de estar sendo transportado para outro lugar, a Umbanda continuará sendo seu caminho enquanto o brado dos Caboclos te arrepiar, o silêncio dos Pretos Velhos te emocionar, o gracejo dos Baianos te alegrar, a sinceridade dos Exus te curvar, a simpatia das Pomba Giras te atrair e a ciranda dos Erês te relembrar que, apesar dos pesares, o mais importante é não perder a pureza das crianças. Sim, seu lugar é no Templo que frequenta, enquanto os espíritos regentes ainda forem referências de aprendizado, enquanto você sentir saudade ao final de cada gira, enquanto os objetivos espirituais e materiais também forem os seus objetivos, enquanto o sentimento de irmandade não se dissipar facilmente em momentos de atritos e conflitos naturais, enquanto você preservar o respeito e lealdade ao seu Sacerdote ." - Sr. Caboclo Tupinambá

EVENTOS QUE APOIAMOS

Abaixo Eventos, Festas, Ritos de parceiros do Blog. Se você leitor tiver algum evento contate em nosso email. ( paileodelpezzo@gmail.com)

Nossa Bandeira

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Léo Del Pezzo, ou Pai Léo das Pedreiras. Médium Umbandista á 19 anos, consagrado Pai Espiritual.Dedica todo seu sacerdócio para levar o entendimento de conhecimentos esotéricos, filosófico e teologicos ,exaltando a "Umbanda", Escritor do livro: "SENZALA - A PRISÃO DA ALMA"